Retrospectiva de Leituras 2020

 Olá, olá, estrelinhas, como vão? Espero que bem. Já tomaram coragem nos primeiros dias de 2021? Tomara que 2021 traga consigo a cura, não aguento mais ficar em casa (apesar de ser necessário!).

Hoje, trago para vocês uma simples "retrospectiva" das minhas leituras de 2020. Além disso, postei um reels sobre elas no Instagram, que também está disponível no link a seguir >> (clique aqui). E já vou dizendo que esse ano, apesar de tantas tragédias e desespero — muito desespero — trouxe coisas boas para mim, pessoalmente. Afinal, houveram tantas mudanças extremas e totalmente inesperadas em minha vida... Mudei de casa, consegui entrar na faculdade por impulso (e é exatamente o que amo fazer, design gráfico!), consegui um estágio, me encontrei profissionalmente e ainda estou tentando me encontrar emocionalmente, mas o caminho é longo e tortuoso — acho que todos sabem disso —, e talvez eu ainda seja muito nova para isso, de qualquer forma.

Pois bem, além de tudo isso que aconteceu comigo, estou muito orgulhosa e satisfeita com meu progresso nas leituras. Pois, não é sempre que se ultrapassa uma meta que estabelecemos em nossas vidas. No fim de 2019, estabeleci uma meta a mim mesma: Ler 10 livros em 2020. E antes, eu não era de ler tanto assim, lia uns 3 a 4 livros por ano. Então... Em 2020, li 30 livros!

Portanto, trago a vocês cada uma das leituras que tive, nesse pequeno, porém, escrito com muito amor, post de um blog — em um site quase morto. (Muitas das notas dos livros/quadrinhos que talvez estivessem no meu Instagram foram mudadas conforme minha opinião atual sobre elas.)

Sem mais delongas, vamos lá!

1. A Concubina

Nota: 4,0
Autor: Morris West
No geral, foi uma experiência boa para me trazer novamente às leituras. Como é antigo, o livro tem todo aquele aspecto vintage, porém, ainda sim, não deixa de ser uma grande aventura (estilizada ainda por cima). É uma história relativamente curta, mas, muito intrigante, que acaba te prendendo até sua conclusão. Se bem que eu não reclamaria de uma continuação para a trama!

2. Iracema

Nota: 3,0
Autor: José de Alencar
Tá aí um livro complicadinho — ou eu que não conseguia compreender na época! Confesso que quando iniciei a leitura, me perdi várias vezes no vocabulário extenso e diálogos que eu achava deveras diferenciado... Além do mais, toda a forma que o autor empregava as palavras, meu deus! Eu sabia que era diferente na época, mas não tanto assim. Mas, mesmo com todas essas minhas falhas de interpretação da época (início do ano passado hahaha), é uma experiência que conta, ainda mais por se tratar de um livro nacional.

3. Frozen: Mundo de Gelo, Coração de Fogo; Vol.1

Nota: 3,5
Autores: Melissa De La Cruz; Michael Johnston
Em geral, gostei do livro. Curti a ambientação, personagens (em sua maioria) e história. Tudo é bem estruturado, até certo ponto, em que as coisas começam a sair do controle. Há vários pontos nesse primeiro volume que ficaram bem bagunçados, como a mistura de fantasia com sci-fi — que por vezes é bem executada, mas em outras, meh —. Apesar dessa união que em algumas vezes fica bagunçada demais, ainda vale a pena ler esse livro, afinal, os personagens principais são bem interessantes e a história, mesmo que um pouquinho genérica, toca em vários aspectos que enfrentamos hoje em dia, como a corrupção, fome e pobreza.

4. Crônica dos Descendentes: A Herdeira

Nota: 3,5
Autora: Bea B Pereira
Uma leitura do Wattpad que fiz devido a um sorteio de desenhos que estava planejando no início do ano passado — ambas a leitura e o desenho foram um sucesso! E devo dizer, a história me surpreendeu. É uma trama de piratas, vingança, romance e poderes mágicos. Bem ao estilo de fantasia mesmo, mas, mais focado no romance e nas autodescobertas da protagonista. Todos os personagens são bastante cativantes, principalmente a Jade, que possui uma história de origem triste demais, mas uma superação incrível.

5. Aleros

Nota: 5,0
Autor: Heitor V. Serpa
É simplesmente surpreendente. Uma obra de fantasia incrível e nacional, que inclusive, deveria ganhar mais atenção. A construção de mundo, a escrita, personagens, tudo transpira um ar tão original e intrigante, até mesmo genial, eu diria. É impossível não notar o amor e a imaginação que o autor tem pela obra quando iniciamos a leitura. Ainda aguardo muito mais vindo de você, Heitor, num futuro próximo, hein? Espero ver mais livros incríveis desse universo fantástico publicados.

6. Anicejara E A Pedra do Trovão

Nota: 5,0
Autor: Rodrigo Santos
O que falar dessa obra incrível? Anicejara E A Pedra do Trovão pega o que você pensava que conhecia das lendas e folclore nacionais, e os transforma de um jeito tão incrível, tão único, que é lindo de se testemunhar. As ilustrações, a escrita e o amor pela nossa cultura são peças-chave no desenvolvimento do livro, e do próprio Anicejara e seus amigos. Aguardo ver muito mais desse autor no futuro também, que é um grande amigo e uma pessoa muito simpática, buscando valorizar nossa cultura, entreter, e indiretamente, nos ensinar mais do que pensávamos que conhecíamos sobre mitologias indígenas do Brasil.

7. Voltando Para Casa

Nota: 4,0
Autor: Vitor Fraiberg
Mais uma das leituras do Wattpad, e também, como antes, me surpreendi MUITO com essa. A trama promete mexer com o seu último pingo de sanidade, e consegue fazer como prometido. Ela é toda uma jornada psicológica, assustadora até o fim, um thriller ideal para quem busca adentrar nesse mundinho de trevas e conhecer boas histórias do Wattpad. Recomendo com toda certeza.

8. O Gato; vol.1

Nota: 5,0
Autor: Matheus Iparraguirre
Eu sou suspeita para falar, afinal, amo gatos. Conversei com o autor da obra em um evento de Porto Alegre e acabei comprando a primeira edição, e caramba, não é que é muito boa? Um orgulho nacional. Todo o "prólogo", por assim dizer, é maravilhoso. Senti como se estivesse mesmo na história, de tão envolvida que fiquei. A origem focada em bruxas e caçadores de bruxas no Brasil é genial, e ainda, com inspirações históricas. Com certeza, vale muito a pena tê-la na estante. E, planejo ler as próximas edições dessa hq nacional incrível!

9. Belas Maldições (Good Omens)

Nota: 5,0
Autores: Neil Gaiman; Terry Pratchett
Conheci a obra por meio da série, que é incrível! Recomendo a todos assistirem, inclusive. Então, tão fascinada com a série *cof cof* e com o ship *cof cof*, busquei informações sobre o livro e já parti para comprá-lo. Li tudo em uma semana, devorei o livro, praticamente. É uma obra das quais eu me apaixonei, sou fascinada até hoje. E com os rumores da segunda temporada, fico ainda mais empolgada com tudo isso. Se a série é incrível, o livro é magnífico. Tem diferenças mínimas e também outras mais gritantes, mas nada em si estraga a experiência do leitor, que, sobretudo, é uma leitura engraçada, intrigante e divertida. Além de fazer piada com várias crenças da humanidade e a nossa própria sociedade e seus defeitos, é impossível não amar.

10. Vilão

Nota: 5,0
Autora: V. E. Schwab
Vilão é um livro que te faz torcer pelo vilão (duuhhh), mas não do jeito que você pensa. É muito complicado, e toda essa confusão e dimensionalidade que a autora empregou nos personagens — o mocinho é também um vilão, e o vilão de certa forma, é um mocinho. É como se não existisse o conceito certo de "bem absoluto" no mundo, de preto ou branco, só o cinza. —, é indescritível. O livro demora um pouco para pegar o ritmo, mas depois, vale muito a pena! Essa autora se tornou uma das minhas favoritas com esse único livro. Com certeza, vou ler mais livros dela no futuro!

11. Maye; Vol.1

Nota: 5,0
Autor: Fabio Neves Martins
Maye é uma hq que brinca com o conceito de imaginação, tem tantas ideias, tantas tramas possíveis, que é realmente impossível não se empolgar com o rumo que a história vai levar depois da primeira edição. Ainda não li as próximas, mas sei que serão tão boas quanto a primeira, ou até mesmo melhores ainda. Eu amei a heroína que aparece nessa primeira edição também (nada de spoilers) e o Escriba, que é um personagem inteligente e carismático (além do próprio design dele, que é muito chique!). Toda aquela indagação sobre realidade, sobre o que é real ou não, sobre talvez tudo não se passar de uma realidade falsa ou um sonho, é simplesmente... Maravilhoso. Te explode a cabeça e te deixa sem palavras.

12. O Poder Mágico das Fadas

Nota: 3,5
Autor: George Guzmán
Eu não vou entrar muito em detalhes sobre livros metafísicos e espirituais, pois acredito que muito disso vai da crença de cada um. Porém, comentando um pouco desse livro, gostei bastante dos relatos e das lendas abordadas. Aprendi bastante sobre o povo Fay, sendo eles apenas fantasia ou algo real e escondido.

13. As Valkírias

Nota: 5,0
Autor: Paulo Coelho
Eu não sei se é a ocultista escondida dentro de mim que fala isso ou o meu gosto por uma literatura um tanto quanto diferenciada, mas, eu amei esse livro. Foi bem diferente do que eu pensei que seria, com cenas dignas de causar arrepios e indagações que me tiraram o sono. E ainda sim, com uma mensagem muito linda no final. Paulo Coelho é um escritor e tanto!

14. Grivus de Angallad E A Flâmula da Moeda de Ferro

Nota: 4,5
Autor: Rodrigo B. Scop
Grivus têm uma pegada bem de RPG mesmo, algo fantasioso, mas nem por isso menos incrível — afinal, amo fantasia e mais ainda RPG. — Toda a trama é muito bem executada, ainda mais, o plot twist do último ato, eu nunca, nem mesmo imaginei aquilo acontecendo. O autor soube certamente manipular o leitor com sua escrita e narrativa maravilhosas! Quero ouvir mais do bardo nas próximas histórias que estão por vir, hein? Hahaha

15. Dom Casmurro

Nota: 4,0
Autor: Machado de Assis
Raiva! Raiva do Bentinho, incerteza e pena da Capitu — e também um pouco de raiva, você não me escapa não! Será que tem alguém que presta nessa história? Até agora me sinto mal pelo Bentinho, mas também odeio ele, argh! Esse livro é bom porque consegue manipular nossos sentimentos desse jeito tão amalucado. É ruim se eu falar que eu shippava o Bentinho com o amigo traíra dele, Escobar? (É péssimo, né?) Ou será que esse amigo só foi traíra na mente dele mesmo?

16. Meditando Com Brian Weiss

Nota: 3,5
Autor: Brian Weiss
Novamente, não há muito para falar de livros com essa abordagem. Ele me ajudou a voltar a meditar, isso é bom, hoje sou uma pessoa um pouco mais calma e centrada.

17. Céu Negro

Nota: 4,5
Autora: Stéphanie Mor
Um livro escrito por uma grande amiga, do qual tive o prazer de ler. É uma história boa pra caramba, cheia de fantasia, elfos e magia. Reinos perdidos, uma herdeira com poderes especiais, um interesse amoroso bastante interessante, e tudo mais que possa te surpreender! Estou louca para ler a continuação, Céu Vermelho que me aguarde!

18. Star Wars — Os Últimos Jedi

Nota: 3,0
Autor: Jason Fry
Confesso que na época em que li, eu tinha uma opinião diferente sobre a nova trilogia, mas hoje em dia, a opinião é um pouco mais controversa... Não que que eu não goste mais do livro, ele é muito bom. Melhor do que o filme, me arriscaria a dizer, pois possui mais detalhes e cenas deletadas que colocam muito mais sentido na história, a Rey é muito melhor desenvolvida também, afinal, conseguimos entender mais sobre seus conflitos. A escrita do autor, igualmente, é um dos grandes fatores que melhoram a obra.

19. Você Pode Influenciar Pessoas

Nota: 4,0
Autor: Kevin Hogan
Esse livro era apenas mais um que estava encalhado na estante (era do meu pai), então resolvi ler. A leitura é BEM extensa, cheia de teorias e fórmulas para melhorar nas vendas e influência em geral, mas, sobretudo, seu conteúdo é muito bom e extremamente informativo.

20. O Pequeno Príncipe

Nota: 5,0
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Depois de uma ressaca literária devido ao último livro deveras extenso (nem por isso ruim), resolvi iniciar uma leitura mais leve. Mal sabia eu no que estava me metendo. O Pequeno Príncipe é um livro tão emocional, agridoce, crítico e nostálgico que é impossível não se emocionar. Ele abre um leque de possibilidades, de indagações e de lições que eu levarei para a minha vida toda. Realmente, uma experiência impossível de ser esquecida tão cedo. Não posso negar que chorei em algumas partes, pois é...

21. Livro de Contos do Casaca Negra, Vol.1

Nota: 5,0
Autor: Tales Figueiredo
Contos incríveis, únicos e além de tudo, sempre com uma surpresa que estava debaixo do seu nariz o tempo todo. Tales, além de ser muito simpático, é um exímio escritor. O universo e os personagens que o mesmo criou são de tamanha originalidade e genialidade que é capaz de deixar muitos boquiabertos. Ainda espero ver muito das suas obras no futuro, Tales! Boa sorte com a sua jornada de escritor, e quando precisar, pode chamar para que eu produza as capas! Hahaha Afinal, fiz o design dessa capa de contos que aqui está! Enfim, mal posso esperar para ler As Crônicas do Casaca Negra: A Rebelião.

22. Sangue Sagrado, Parte 1: Os Jovens Brincam com a Morte

Nota: 4,0
Autor: Victor Vale
Uma história cheia de mistérios, sangue e melancolia. Eu simplesmente amei, não tenho o que dizer. Ela possui aqueles aspectos de RPG que conhecemos, como as origens dos personagens, eles juntando-se para uma aventura, mesmo que toda a trama seja bem pesada e violenta (o que eu gosto, mas tem que ter estômago para ler, hein?), ela ainda sim consegue ser emocional e profunda. Ah, fora isso, a história foi inspirada em um RPG que o próprio autor jogou com seus amigos, por isso têm esses aspectos tão familiares que lembram alguns sistemas desses jogos e storytelling!

23. Alucinada

Nota: 1,5
Autor: Alexandre Tavares
Acho que nunca passei tanta raiva com um livro antes, sério! Não tenho nada contra o autor, até porque sei que esse livro é relativamente antigo e as pessoas tinham pensamentos um pouco diferentes na época. Mas... caramba! Eu não curti a protagonista, menos ainda o interesse amoroso chato para caramba, detestei o plot twist dos assassinos (gays são sempre os vilões, né? ha não!), as piadinhas homofóbicas na trama e as comparações desnecessárias da personagem com as outras, colocando-as para baixo e constantemente chamando-a de perfeita. Se ela fosse tão perfeita, não teria tanta necessidade de ficar falando a cada parágrafo. Eu poderia ter até desistido da leitura (pois foi uma aflição ler isso), mas, como estava na TBR de 2020, resolvi continuar.

24. Veda: O Agora e o que vem depois

Nota: 3,0
Autor: Bhaktivedanta Swami Prabhupada e Discípulos
Eu gostei do livro, como ele apresenta essa filosofia de vida para o leitor, em geral. Não tenho muito o que comentar dele, mas é uma boa introdução aos interessados.

25. Um Jeito de Recomeçar: Novos Sonhos, Pesadelos Antigos

Nota: 3,0
Autor: Filipe Salomão
Eu esperava que a personagem principal fosse uma típica mocinha, e caramba, como estava enganada. O livro foi muito bom, gostei da trama e de como os personagens se distinguiam entre os outros. Em várias cenas fiquei incomodada com a protagonista, mas tenho certeza de que era esse o objetivo, enfim, é uma leitura muito interessante! No fim, a protagonista muda a vida de todos por onde vai. Até a comparo com o Coringa, uma verdadeira agente do caos.

26. Sejamos Todos Feministas

Nota: 4,0
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Este livro se trata de uma introdução aos pensamentos de uma mulher feminista, inclusive suas experiências de vida. É uma leitura tão leve e divertida, adorei! Hoje em dia, estou buscando por leituras tanto de direita quanto esquerda, para entender todos os pontos de vista e ser bem imparcial (até onde posso), e consigo dizer, que esse é um livro bem curto e leve para os interessados que gostariam de começar no assunto do feminismo.

27. Lore Olympus, Temporada 1

Nota: 5,0
Autora: Rachel Smythe
Uma definição: Age gap relationships. Quem pegou a referência, pegou. Primeiramente, eu amo mitologias variadas, e, principalmente, curto muito a grega. Essa webcomic nos relata a história de amor entre Hades e Perséfone, é uma releitura bem divertida. Pois, enquanto o mundo dos mortais ainda é "primitivo", o mundo dos deuses é todo modernizado, as artes são estilizadas e maravilhosas de se observar, tudo possui um visual original e cheio de cores que vislumbram os olhos, além das histórias que a comic traz ao leitor. Lindo demais!

28. Demian

Nota: 3,5
Autor: Hermann Hesse
Eu li esse livro por recomendação de uma amiga, que shippava o Emil com o Demian, e posso dizer, quanta química! Apesar de tudo, o livro também discute vários aspectos psicológicos de Emil, explorando sua psique e também tocando em questões metafísicas.

29. Carmilla

Nota: 2,5
Autor: Sheridan Le Fanu
Eu ouvi esse audiobook (assim como também ouvi Demian, pelo app Librivox) pensando se tratar de uma história de romance lésbica de época... O quão errada eu estava! Carmilla realmente é lésbica, mas esse aspecto de sua personagem é somente usado para a vilanizar mais ainda. Afinal, na época em que fora escrito, a homossexualidade ainda era vista como um enorme taboo. Portanto, além de ser um "monstro" devido ao fato de ser lésbica, Carmilla também é uma espécie de assediadora, afinal, ela manipula e de certa forma persegue Laura desde que ela era uma criança... Absolutamente decepcionante.

30. Os Chakras: Os Centros Magnéticos Vitais do Ser Humano

Nota: 4,0
Autor: C. W. Leadbeater
O livro se trata de estudos sobre os chakras (assunto metafísico, é claro!), assunto que eu acho muito interessante. Além de possuir teorias variadas, explicações e comparações diversas, ele também cita várias referências e livros para o leitor ávido. Gostei bastante das informações ali contidas.

¸,ø¤º°`°º¤ø,¸¸,ø¤º°

Agradeço muito a todos que me acompanharam por essa jornada de tribulações, lutas e acima de tudo, evolução. Pois, já não sou a mesma pessoa do início desse ano, e tenho certeza de que vocês também não o são. Chegou a hora de uma nova jornada, te vejo lá! Aliás, já fez suas metas para 2021?

Comentários

  1. Aeeee! E tá garantido! Tem Maye em 2021 pela Editora Guará! Com cores! Estamos reformatando as hqs e logo a gente deve ter novidades =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaa! Aí sim, mal posso esperar para ler, hein? E meus parabéns pela novidade! :D

      Excluir
  2. E o pessoal curte muito a Astra, mas ela estava programada apenas para aparecer em uma história... por mais que talvez a gente tenha uma ideia de participação para ela, seria legal pensar algo específico para ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Astra é incrível, adorei ela, a história triste e o design dela (assim como o Escriba). Você tem razão, seria legal pensar em algo específico para ela, se tiver novidades, pode me falar que vou adorar saber!

      Excluir
  3. Realmente impressionado: 30 livros é uma senhora marca e essa sua retrospectiva literária ficou muito interessante. Deu para conhecer e ficar com vontade de ler vários livros da lista e sentir saudades de alguns outros.

    Vou agradecer muito também pela opinião sobre Anicejara. Juro que não esperava o "5". Muito obrigado

    E vou confessar aqui que já chorei lendo o Pequeno Príncipe também (mas foi só um pouquinho rsrs)

    Feliz Ano Novo! Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Antes eu realmente lia bem pouco em comparação, estou muito feliz que consegui ler 30 livros nesse ano! Você precisa ler alguns desses livros da retrospectivas, são muito bons, e cada um conta sua história única e de certa forma, inesquecível.

      Nada, você merece um "5". Anicejara é uma obra muito boa, e estou na espera das próximas, hein? :)

      Pois é, O Pequeno Príncipe é um livro BEM melancólico, e fui eu lá ler pensando que era algo super alegre, estava super errada. O final ainda por cima, é lindo e te faz pensar muito dos pontos de vista, adoro livros assim, que põem o leitor para pensar.

      Excluir
  4. Que feliz por você ter lido e curtido o "Sangue Sagrado"!! Muito obrigado e que venha novos livros em 2021.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, é uma ótima história! Que venham novos livros em 2021, mesmo!

      Excluir
  5. 30 livros em um ano é impressionante, meus parabéns! Nem preciso dizer que me sinto honrado de estar nessa lista haha

    Espero continuar alimentando sua imaginação com um bom entretenimento em 2021 :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, estou muito feliz que consegui ler tanto assim, ainda mais porque, se considerar, eu lia pouco antes. Fico feliz que o seu livro esteja na lista, e que venham os próximos para a retrospectiva de 2021! Hahaha

      Excluir
  6. Ótimo post! E com uma gama ampla de estilos de livros! Parabéns! Da tua lista de lidos já tirei obras pra colocar na minha de "para ler" hahaha
    E obrigado por dar oportunidade ao Grivus e sua aventura. Fico muito feliz que tenha gostado e se surprreendido :) pode ter certeza que mais livros virão hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecida! Fico feliz que você colocou algumas obras para ler também, não vai se arrepender, são muito boas!

      Nada, eu que agradeço pela experiência de leitura, Grivus é um personagem incrível, de um livro maravilhoso também! Só fico na espera dos próximos livros! Hahaha

      Excluir
  7. Muito obrigado pela sua leitura d'O Gato. Espero ter se divertido... Com certeza esse ano teremos impresso a segunda edição, além do novo arco: O Circo!!!
    Aguarde...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, eu que agradeço a experiência, adorei ler O Gato! Adoro gatos, adoro histórias ambientadas no Brasil, bruxaria e super heróis! Hahaha

      Opaa! Mal posso esperar pela segunda edição, já vi a capa no seu insta, ficou muito boa mesmo! E sobre O Circo, vou ver sobre o que se trata quando forem reveladas mais informações, mas já sei que deve se tratar de algo ótimo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais famosas