Lidos de Janeiro — 2021


Olá, olá, estrelinhas! Como vão? Espero que esteja tudo bem por aí. Bom, acho que já é bem óbvio o assunto da postagem, então, vamos direto ao ponto. No mês passado (janeiro... o que posso dizer, sei que essa postagem está atrasada kkkk), já iniciei as leituras com tudo, e admito, estou muito feliz com isso, extremamente! Janeiro foi um mês em que consegui colocar várias coisas em dia, inclusive as leituras, como já mencionei.

A questão é, não importa se são leituras físicas, digitais ou mesmo audiobooks, o que importa é o tempo que usamos para a leitura em si, o tempo que gastamos para o nosso próprio aperfeiçoamento, memória e cultura. Isso sim é valioso. Acredito que com o tempo e o incentivo certo, a comunidade literária crescerá ainda mais no Brasil.

Sem mais delongas, falemos sobre minhas leituras de janeiro!

O Lado Mais Sombrio — A.G. Howard

Nota: 4,5
Páginas: 368

O Lado Mais Sombrio foi o livro que "abriu" minha maratona de leituras de 2021, comprei ele em uma promoção que apareceu aleatoriamente para mim no Instagram (por que será, né?), acabei comprando a série inteira. Admito que não esperava muito dessa série de livros, mas cara, como estava errada!

Só esse primeiro livro já foi capaz de me chamar atenção e me chocar com os plot twists que acontecem quando se menos espera. O que mais gostei foi que eles não foram plot twists que simplesmente aconteceram, mas, tiveram uma base para suspeita desde o começo, ou seja, o leitor fica apenas "nossa! como não vi isso antes?".

Contudo, a trama demora um pouco para pegar o ritmo, mas, isso é tão bom quanto ruim. Afinal, no início somos introduzidos ao mundo comum, e logo em seguida, a aventura se inicia nesse mundo mágico — ou não tão mágico assim — do País das Maravilhas. A construção de mundo, devo dizer, é incrível. Os personagens são envolventes (principalmente o Morfeu!), e o que mais gostei foi como eles evoluíram na aventura somente desse primeiro livro, ou seja, nos próximos veremos ainda mais de suas evoluções como personagens — ou ao menos é o que espero.

De início eu não gostava nem um pouquinho do Jeb (o cara queria ser a babá da protagonista o tempo todo, colocar a culpa nela e dar em cima dela, sendo que tinha namorada zzz), mas, vendo como ele evoluiu no fim, e FINALMENTE deixou a Alyssa ser quem ela verdadeiramente é, dou um voto de esperança para ele.

Já o Morfeu, que personagem emblemático e misterioso! Desde a primeira cena dele, ele é fascinante! No decorrer da história, mais ainda, pois é com ele que aprendemos mais sobre a "lore" desse País das Maravilhas macabro — mas quem disse que tudo o que ele diz são verdades?

Enfim, que livro que me surpreendeu! Estou louca para ler os próximos (e não tem desculpa para não lê-los, afinal, comprei todos)!


O Livro das Mentiras — Aleister Crowley

Nota: 3,0
Páginas: 208

Eu nunca usei drogas, mas esse livro para mim foi equivalente a uma bad trip muito alucinógena. Gosto bastante de ler esses livros metafísicos — como já disse um milhão de vezes por aqui —, e principalmente ocultistas. E bem, Aleister Crowley, mesmo tendo sido um ser humano péssimo, foi um dos ocultistas mais influentes do século XX.

Continuando, estava procurando algum audiobook interessante no app LibriVox e dei de cara com esse audio em inglês de The Book of Lies (O Livro das Mentiras). Escutei tudo em dois dias, achei deveras interessante, ainda mais sob uma ótica mitológica thelemita — não sou thelemita, não.

No livro, contém várias metáforas, críticas ao ser humano e sua natureza vil — o homem será mesmo o lobo do próprio homem? Parei... —, profecias e passagens do passado, além de sátiras à Bíblia, referências ao fim dos tempos e ao Anticristo. Um dos materiais que vou usar para o meu projeto original, será?


O Alienista — Machado de Assis

Nota: 4,0
Páginas: 104

Outro audiobook do LibriVox, que devo dizer, não me arrependi de ter escutado! O mais legal é que nesse app, existem algumas gravações de livros em português, então, é win win para mim.

O Alienista é uma grande crítica ao ser humano e à loucura, à exigência para a perfeição em nossa sociedade, aos padrões. Também possui críticas ácidas ao cientificismo extremo e à própria religião e superstições extremas — conceitos puramente humanos e imperfeitos.

Há pontos em que o leitor se indaga sobre a sanidade mental dos que são forçadamente internados, e ao decorrer, a sanidade do próprio doutor Bacamarte, de suas experiências malucas — mas com uma conclusão reveladora. Você acaba se envolvendo com as tramas contadas, com a revolução e a revolta dos cidadãos pelas experiências do calculista doutor.

Eu pensei que a leitura seria mais previsível, para ser sincera. Mas, no fim, fui surpreendida pela trama novamente. Esse livro com certeza foi uma experiência única para mim e ácida aos comportamentos humanos em geral. Afinal, o que é a sanidade, onde está essa linha tênue entre ela e a própria insanidade? Até onde podemos ser levados pelas crendices extremas ou cientificismos extremos?


Pelas Portas do Coração — Lucius (Espírito);
Zíbia Gasparetto

Nota: 4,5
Páginas: 460

E mais um livro cheio das ideias metafísicas loucas! Uma amiga minha me emprestou ele, considero que acabei lendo bem rápido — no máximo em um mês, se for contar a ressaca literária que tive... Além das ideologias e morais do livro, fora questões filosóficas, a própria trama é intrigante demais.

O núcleo familiar do enredo é muito bem explorado, com cada personagem da família tendo seu devido momento de brilhar, cada desenvolvimento dos personagens foi incrível por si só. Principalmente o de Dagoberto, revelado no fim do livro. Nunca que eu ia esperar por aquela reviravolta, foi algo muito extremo, mas, que serviu de algo nas últimas páginas.

Imagine que você é uma garota médium no meio de uma família superficial, vivendo apenas de aparências, sem ninguém que realmente entenda suas questões filosóficas sobre o mundo. É sobre isso que o livro se trata, de Juliana, uma médium que vive em um núcleo familiar que vai se tornando cada vez mais problemático. Quanto mais ela desenvolve suas habilidades, mais sua família se afasta e enfrenta momentos cada vez mais amedrontadores.

Como já disse que amei a trama, questões filosóficas sobre vida e morte e o desenvolvimento dos personagens, também digo que gostei extremamente da forma como é retratada a vida daquelas mulheres em uma época tão diferente no Brasil, e como elas lutam contra tudo e todos por seus ideais, como mostram que naquele tempo a sociedade realmente era injusta.

Bom, essas foram minhas leituras de janeiro desse ano. Nada muito extravagante, aqui é trabalho humilde (kkkk). E aí, leu algo em janeiro? Está planejando ler mais nos próximos meses? Me conta aqui nos comentários!

Até a próxima!

Comentários

Postagens mais famosas