Resenha: A Guerra dos Tronos — As Crônicas de Gelo e Fogo

 

Olá, olá, estrelinhas! Como estão indo nessa pandemia que nunca passa? Mais ou menos? Eu também... Estou lentamente adentrando a loucura hehehe... Mas realmente espero que vocês estejam bem. E, pois é, finalmente terminei a leitura de 567 páginas do livro do tiozinho George. E devo dizer, não foi nada fácil, senti muita vontade de desistir e até tive uma ressaca literária longa por causa desse livrinho aí. É como se eu fosse uma alpinista inexperiente subindo o Monte Everest. Nada gracioso.

Acho que foram uns 4 meses (ou mais) tentando finalizar a leitura. Mas será que valeu a pena? E já adiantando a resposta, valeu mais ou menos... Quero dizer, valeu a pena sim, mas eu também esperava algo um pouco diferente, não sei dizer... Claro, eu já tinha assistido a série, e não tem muitas diferenças da primeira temporada com o primeiro livro (exceto que no livro têm muito mais detalhes, como sempre, o livro é melhor.), mas é como se eu estivesse reassistindo a série, só que lendo cenas extremamente longas. Acho que a leitura foi muito arrastada, mas se parar para pensar, a série é assim também. Tudo para focar nas vidas dos personagens e seus desenvolvimentos conforme a trama caminha junto deles, e devo dizer, isso foi bem interessante de ler. Principalmente o arco da Daenerys, que arco LINDO DE BONITO.

Nada tenho a reclamar da Daenerys, só senti muita pena dela durante todo o livro, menos no final que ela teve uma cena muito girl boss. Adorei o Jon, acho que no livro ele tem muito mais personalidade, porque na série, pessoalmente, eu acho ele extremamente sem sal... A Arya está maravilhosa também, e senti bastante pena da Sansa, que só se ferrou em busca do "amor" que ela pensava que Joffrey tinha por ela. Ai ai... Só que ele é um PSICOPATA, só isso. Nossa, ódio do Joffrey... Quando até a mãe dele quer impedir ele de fazer as coisas — e olha que ela deixa ele fazer tudo — você sabe que ele foi longe demais. Se bem que esse personagem odioso existir já é estar longe demais. Fui muito cruel? Acho que não, ainda estou ressentida por causa do pobre Eddard Stark.

O que eu mais gostei no livro foram os desenvolvimentos que os personagens foram tendo, mesmo, os arcos deles durante a história. Além disso, também curti muito a subversão dos tropos de fantasia que sempre vemos por aí. O titio George não estava brincando em serviço não.

Mas, em contrapartida, o que menos gostei, foram as cenas longas e arrastadas. Sei que tem gente que gosta disso, mas eu não estava aguentando mais depois da página 200 e alguma coisa, era demais para o meu cérebro... Mas, dando um tempo da leitura, você começa a se acostumar depois. E olha, que foi uma leitura tortuosa. Mas, acredito que sem todos aqueles detalhes, o livro nunca seria o mesmo e não traria tantas emoções ao leitor.

Como o próprio autor disse, "O diabo está nos detalhes, e há muitos diabos no meu livro" ou algo parecido com isso. De qualquer forma, é uma boa leitura, cheia de emoções, psique dos personagens, um universo muito bem construído (WOW, até agora estou impressionada), e tudo mais que você possa imaginar. Só que para quem não curte leituras muito arrastadas (como eu), acho que o livro não é uma escolha muito boa, porque o leitor, em algum momento, pode acabar perdendo a paciência.

Só vou dizendo que um dia, quero ser uma autora ao menos 10% tão boa quanto Martin, afinal, o livro dele realmente é muito bem construído, uma obra de arte e de estudo sobre o seu mundo fictício e a vida de personagens vivendo em um universo corrupto e injusto (até doeu, me fez lembrar da realidade hehehe).


Nota: 4,0
Páginas: 567

LINKTREE

Comentários

Postagens mais famosas